Facilidade e Segurança
A bilhetagem é um meio de pagamento antecipado, utilizado mundialmente na mobilidade urbana, permitindo compra de créditos de viagens, que são gravados principalmente em cartões (Modelo MIFARE).
É uma solução integrada de hardware e software. Foi implantada para controlar e gerenciar a arrecadação das tarifas no sistema de transporte público de passageiros, com o objetivo de fidelizar, proporcionar segurança aos usuários e reduzir fraudes.
A bilhetagem eletrônica pode ser aplicada em diversos sistemas de mobilidade urbana, por exemplo, redes de transporte coletivo de passageiros urbano e/ou metropolitano por ônibus, redes de transporte coletivo de média e grande capacidade tais como BRT, BRS, VLT, Metrô, Trens, Barcas, assim como coletivos de média e longa distância (Interestadual).
As novas regras criadas pela TUG (Transporte Urbano de Guaratinguetá) prevêem ao usuário do transporte urbano que opera com 100% das suas linhas com Bilhetagem Eletrônica e Biometria Facial. Sistema onde um validador instalado junto à roleta do ônibus faz a leitura do cartão eletrônico utilizado para pagamento da passagem, liberando a roleta após o desconto da tarifa.
Vantagens da Bilhetagem Eletrônica:
• Facilidade: dispensa o manuseio de dinheiro ou tíquetes na parada ou dentro do ônibus e elimina problemas com o troco;
• Agilidade: basta aproximar o cartão do validador para liberar a roleta;
• Segurança: reduz o volume de dinheiro nos ônibus, diminuindo a possibilidade de assaltos;
• Comodidade: possibilidade de recuperar créditos que não foram usados, em caso de perda ou roubo do cartão; realização de recarga nas estações espalhadas pela cidade;
• Integração: facilidade e segurança na integração tarifária entre as linhas, possibilitando mais opções de deslocamento com menor custo.