O Projeto
Em função da necessidade de oferecer aos usuários do Transporte Público, apoio e serviços inerentes ao sistema, a TUG (Transporte Urbano de Guaratinguetá) desde junho de 2012 inicia o processo de integração entre as linhas.
A integração é uma alternativa mais econômica para se locomover em Guaratinguetá utilizando ônibus, afinal, com ela, você pode pegar dois ônibus, pagando uma passagem, ou seja, a transferência de uma linha para outra pode ser feita em qualquer parada de ônibus onde as linhas se cruzam, dentro de um intervalo pré-determinado de tempo, sem precisar pagar por uma outra passagem. Com isso o usuário não precisa mais ir até o Terminal do Rodoviário para fazer a integração, é como se cada parada de ônibus fosse um pequeno terminal de integração.
Facilidades e Segurança:
As novas regras criadas pela TUG (Transporte Urbano de Guaratinguetá) prevêem ao usuário do transporte urbano que dentro de algum tempo deverá operar 100% das suas linhas com Bilhetagem Eletrônica, sistema onde um validador instalado junto à roleta do ônibus faz a leitura do cartão eletrônico utilizado para pagamento da passagem, liberando a roleta após o desconto da tarifa.
Vantagens da Bilhetagem Eletrônica:
• Facilidade: dispensa o manuseio de dinheiro ou tíquetes na parada ou dentro do ônibus e elimina problemas com o troco;
• Agilidade: basta aproximar o cartão do validador para liberar a roleta;
• Segurança: reduz o volume de dinheiro nos ônibus, diminuindo a possibilidade de assaltos;
• Comodidade: possibilidade de recuperar créditos que não foram usados, em caso de perda ou roubo do cartão; realização de recarga nas estações espalhadas pela cidade;
• Integração: facilidade e segurança na integração tarifária entre as linhas, possibilitando mais opções de deslocamento com menor custo.
Para o usuário ter essa facilidade, é necessário a utilização do cartão, pois a modalidade de Pagantes não possui integração.
O tempo de integração é de 60 minutos para linhas rurais, e 30 minutos para linhas urbanas.